Eventos

Vinho e Casamento

Para algumas pessoas, parece bastante óbvio que a escolha do tipo de vinho para a recepção do casamento seja tão importante quanto a escolha do cardápio. Para outras, escolher o tipo certo de vinho não parece ser algo tão relevante. Especialmente se a pessoa não estiver habituada ao consumo de vinhos. Contudo, se você escolher servir vinho no seu casamento, conhecer um pouco sobre os vinhos irá impressionar seus convidados, garantindo que eles apreciem muito o momento e como todos os alimentos e bebidas se complementam perfeitamente.

Existem alguns fatores a serem considerados na escolha dos vinhos. Em primeiro lugar, a sua escolha pessoal. Você pode gostar apenas de um tipo de vinho, brancos, por exemplo, mas você deve dar opções a seus convidados, uma vez que alguns deles poderão gostar somente de tintos. Recomendamos, neste caso, que você tenha as duas opções disponíveis. Então a época, o horário do casamento e o cardápio escolhido deverão ser levados em consideração. Um casamento no inverno, onde todos estarão dentro de um espaço confinado, você provavelmente deverá escolher um tinto mais encorpado. Um casamento no verão, realizado em um local aberto e ensolarado, a escolha deverá ser por um branco leve. Isto não significa que você não deva ter opções disponíveis, mas provavelmente irá influenciar a escolha de seus convidados. A minha escolha em um casamento no inverno seria potencialmente um tinto, mas eu não deixaria passar um Pinot Grigio em um casamento no verão.

Além disso, discuta com seu fornecedor do serviço de alimentos quanto ao que eles recomendariam. Como eles estão escrevendo seu menu, eles também provavelmente terão conselhos sobre suas escolhas de vinho para harmonizar com os pratos. Se você está servindo carne e peixe, frango e cordeiro, você vai querer ter certeza de que você tem os vinhos certos para beber ao lado de toda a sua rede. Não tem certeza de que comida você vai servir? Pode ser uma boa ideia começar com a escolha da comida antes de passar para sua seleção de bebidas. Confira este post para algumas ideias sobre opções de comida para casamentos. Você também vai querer discutir sua seleção de vinhos com o seu fornecedor de bebidas, já que você vai querer ver quais opções eles têm disponíveis.

A temperatura não é a única coisa que afeta a seleção de vinhos. Você também precisa considerar o fluxo do seu casamento. Você está tendo uma longa pausa entre a cerimônia e a recepção de casamento que se adequasse a vinho espumante? Haverá uma hora de cocktail? Você também vai querer discutir como eles cobram pelo vinho, é por garrafa ou você será reembolsado se houver garrafas de vinho sobrando no final da noite? Existe taxa de rolha?

Abaixo estão alguns tipos diferentes de vinho e algumas considerações para fazer ao montar sua escolha final. Lembre-se, você beberá este vinho também, então não compre apenas as opções que foi dito a você que é “certo”. Você quer ter certeza de que está feliz com sua seleção. Talvez organize uma degustação em casa com seu noivo ou noiva e com algumas garrafas diferentes e veja o que vocês gostam mais. Você pode acabar expandindo sua paleta além de seus favoritos habituais.

Melhores opções de vinhos para Casamentos

Pinot Noir

Uma escolha perfeita para casamentos de inverno. Este vinho tinto claro é delicado e muito fácil de ser bebido (alto drinkability). Funciona bem com casamentos de outono até o início da primavera. Se você está servindo carne no seu menu, definitivamente considere adicionar um Pinot Noir à sua lista de vinhos. No entanto, como é um vermelho mais leve, ele funcionará com a maioria das refeições. Isso pode ser um diferencial chave uma vez que você não está dando aos seus convidados escolhas infinitas, você quer garantir que suas refeições harmonizem bem com a escolha do vinho. A maioria dos bebedores de vinho tinto vai beber feliz um Pinot Noir com suas refeições.

Sauvignon Blanc

Geralmente, você escolherá apenas um branco e um tinto para o seu casamento, e um Sauvignon Blanc é uma ótima opção de branco. É um vinho leve e refrescante que agradará a maioria dos seus convidados que gostam de beber um copo de vinho branco. Este vinho harmoniza bem com queijo, frango, ostras, frutos do mar e legumes. Um Sauvignon Blanc é um vinho que a maioria das pessoas reconhecerá e gostará, embora sempre haja algumas pessoas que preferem algo que não esteja no menu. Lembre-se, você não está aqui para criar um menu que possa agradar a todos.

Cabernet Sauvignon

Se você está procurando um tinto mais encorpado, você não pode desprezar um Cabernet Sauvignon. É uma das variedades de vinho tinto mais conhecidas do mundo, para que seus convidados se sintam familiarizados com isso. Porque é um vinho ousado e assertivo, você precisa ter certeza de que suas escolhas de refeição não serão suprimidas pelo vinho. Se você está pensando em servir cordeiro ou bife, definitivamente considere adicionar um Cabernet Sauvignon à sua lista de vinhos.

Pinot Grigio

Um vinho que funciona bem nos casamentos de verão, quando está quente fora e este vinho, servido na temperatura correta, ajudará a refrescar seus convidados. Mas mesmo em casamentos de inverno, você provavelmente terá alguns convidados que preferirão um branco, então considere adicioná-lo ao seu menu, não importa o clima. Um vinho leve e agradável que harmoniza bem com frango, frutos do mar e canapés. Um Pinot Grigio pode ser uma boa alternativa se você não é fã de Sauvignon Blanc, pois ainda é um vinho altamente bebível que é apreciado pela maioria das pessoas. No entanto, tenho certeza que há alguns bebedores Chardonnay por aí que irão discordar!

Espumantes

Você provavelmente deseja incluir vinho espumante ou champagne para um brinde no seu casamento. Se o seu orçamento não comportar champanhe para todos, dê uma olhada nas opções de espumantes nacionais, Cavas e Prosecco. Espumantes funcionam muito bem como uma bebida de boas-vindas, ideal para harmonizar com a maioria dos canapés. Os convidados escolherão uma taça de espumante como parte da recepção ou coquetel antes de se sentarem à mesa para o serviço de refeição, quando será servido vinhos tranquilos. Se seu orçamento pode acomodar espumante durante toda a festa, então não tenha medo de ter as coisas boas em sua mesa para seus convidados.

Entre os muitos detalhes que você precisa prestar atenção na hora de organizar uma festa de casamento, estão as bebidas que serão servidas. Para muitas pessoas, eles são indispensáveis e podem até dar o tom da festa – com o passar do tempo e a garrafa se esvaziando, a festa, que se inicia mais séria, fica muito mais animada.

O vinho é uma bebida que vêm sendo cada vez mais escolhida para essas celebrações, seja porque satisfaz os mais diversos gostos, seja porque traz um toque de sofisticação à cerimónia.

Vamos falar a verdade, preferências pessoais à parte, um copo de vinho é muito mais elegante do que um copo de cerveja. Se as bebidas forem de boa qualidade, os convidados ficarão gratos por não terem ressaca na manhã seguinte.

Mas afinal, há algum segredo na hora de comprar vinho e espumante para um casamento? Sim, existem algumas dicas para ajudar a realizar essa complexa e difícil tarefa. Vamos contar um pouco de nossa experiência abaixo.

Respeite a harmonização com o cardápio

A harmonização entre pratos e vinhos tem sido um tema conhecido pelos apreciadores de bebidas. Portanto, se você deseja que as pessoas se lembrem da cerimônia de maneira positiva, você precisa levar isso a sério. Alcançar a perfeita harmonia entre o vinho ou espumante e a comida que vai ser servida vai diferir no paladar e na forma como tudo se combina ou contrasta para fazer uma experiência única.

Essa regra vale para o cardápio completo da festa: comece com o aperitivo, depois o prato principal (quente e frio) até chegar à sobremesa desejada. Ou seja, as bebidas devem ser coordenadas para que tudo fique mais gostoso!

Listamos alguns exemplos de como combinar diferentes preparações com vinho de casamento. Veja algumas sugestões abaixo:

Canapés

De modo geral, a primeira refeição servida em uma festa de casamento são os petiscos e canapés, são mais leves e podem ser comidos frios – para que o convidado chegue e já tenha o que comer, sem demora e na temperatura certa.

Nesta altura, os espumantes Brut são uma boa escolha, pois além de combinarem com a maioria dos ingredientes da comida fria, trazem também um clima de celebração e fazem a festa começar muito bem!

Entradas

As entradas também costumam ser mais leves, apenas para atender às necessidades dos convidados, sem desviar a atenção do prato principal que se segue. As escolhas populares são sopas e caldos (talvez frios), saladas de frutos do mar e produtos de queijo.

Bem, é bom acompanhá-lo com o mesmo vinho light, além de acompanhar os petiscos, ele não será “pesado” no início da festa – mas tornará os pratos mais saborosos. Imagine que a opção que mencionamos vem acompanhada de um tinto leve? Surpreendente!

Pratos principais

Agora o cardápio ficará mais pesado, com alguns tipos de massas e carnes, provavelmente. Nesse momento da celebração, as pessoas estarão com mais apetite (e algumas já começam a ficar embriagadas).

Por isso, um prato quente é a melhor opção, seja a festa durante o dia com um almoço, ou à noite com um jantar. Harmonize, então, a comida com um vinho tinto encorpado. Dessa forma, a gordura dos alimentos será mais apreciada e os sabores do conjunto serão um prazer ao paladar.

Bolo e doces

O momento mais esperado por muitos pede como acompanhamento perfeito um espumante Moscatel ou Demi-Sec. Isso porque a acidez dessas bebidas harmoniza perfeitamente com o açucarado dos doces e do bolo dos noivos.

Dica extra

É claro que essas opções de vinhos são para ocasiões em que todo o jantar é harmonizado. Se esse não é o caso da sua festa (e não há problema algum nisso), escolha apenas um vinho que seja capaz de garantir um bom paladar com todo o menu.

Então, opte por outras bebidas, como cerveja, whisky e até suco de uva integral — para as crianças e os convidados que não apreciam preparos alcoólicos. A única exigência é que o vinho seja de qualidade superior.

Calcule a quantidade de espumante e de vinho para casamento

Hoje existem planilhas que ajudam a calcular a quantidade de bebida por convidado de acordo com o tipo e a duração da celebração.

Via de regra, alguns parâmetros que você pode considerar são:

  1. se o vinho for a bebida principal da refeição: 1 garrafa para cada 4 pessoas;
  2. se o vinho não for a bebida principal da refeição: 1 garrafa para 6 ou 8 pessoas;
  3. se o espumante for a bebida principal da festa: 1 garrafa para 1 ou 2 pessoas;
  4. para o momento do brinde: 1 garrafa para 8 a 10 pessoas.

Uma dúvida frequente é: se não for possível servir tanto o vinho quanto o espumante, qual das opções escolher? Considerando outras bebidas que certamente serão servidas e as características festivas do espumante, ele deve ter prioridade.

Armazene e sirva as bebidas corretamente

Visto que as bebidas são, geralmente, compradas fora do buffet da celebração, é fundamental armazená-las de forma correta até o grande dia para que os vinhos não corram o risco de perder a qualidade.

O ideal é guardar as garrafas em um local seco, fresco (de preferência, com temperatura de 14 a 16 graus) e ao abrigo da luz. Se os vinhos forem armazenados por mais de 4 meses antes do casamento, mantenha-os na posição horizontal.

Quanto às taças, se você contratou um serviço, a equipe responsável cuidará para que cada bebida seja servida corretamente. Se não é o seu caso ou quer garantir que tudo seja feito de forma a valorizar as suas bebidas, a dica é:

  1. vinhos são servidos em taças com bojo, haste e base;
  2. espumantes são servidos em taças tulipa ou flauta (aquelas mais finas e alongadas);
  3. espumantes doces também podem ser servidos em taças coupé (com haste fina e boca bem larga).

Como pôde ver, não há grandes mistérios para escolher um bom vinho para casamento. Mais uma vez, fique atento à qualidade de bebida, lembrando que há excelentes rótulos brasileiros para garantir um melhor custo-benefício para a sua festa. Por fim, lembre-se de se divertir e de celebrar esse momento com muita tranquilidade e amor!

Quer saber mais sobre harmonização? Então, veja o nosso artigo com os 6 melhores acompanhamentos de vinho!

Voltar para lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.