A uva Riesling é uma das melhores castas para vinho branco. Essa uva é originária da Alemanha, onde existem registros de seu cultivo desde o século XV. A Alemanha é a maior produtora da uva Riesling no mundo, seguida da França, na região da Alsácia.
Características da uva: variedade branca, com cachos médios e bagos pequenos e delicados com tom verde-amarelo. A acidez pronunciada é a principal característica de seus exemplares, proporcionando sabores intensos e o mais importante, longevidade, o que dificilmente ocorre com a maior parte dos vinhos brancos.
Os vinhos Riesling são um dos mais aromáticos do mundo. Os vinhos são brilhantes, de cor amarelo esverdeada que com a evolução ganham tonalidade dourada. Em relação aos seus aromas, as notas frutadas se destacam lembrando abacaxi, pêssego e pera, mas são as frutas cítricas que predominam, sendo lima, limão siciliano e casca de laranja os mais perceptíveis. Mas os aromas que mais diferem a Riesling das outras uvas são os chamados “minerais”, como pedra de isqueiro, grafite, sílex e petróleo.
São vinhos pouco alcóolicos e com acidez elevada, que envelhecem muito bem na garrafa. Devem ser servidos numa temperatura entre 6° e 8° C.
A uva Riesling é extremamente versátil, com ela é possível elaborar vinhos secos, semi-secos, suaves e doces (vinhos de sobremesa).
Harmonização: Embora seja uma bebida excelente para degustar sozinha, a harmonização do vinho Riesling deve ressaltar os seus aromas. Por conta da acidez, vai bem com comidas picantes, como as indianas e as asiáticas, além de frutos do mar com sabor intenso. Outra opção é harmonizá-lo com carnes brancas e saladas diversas. Já o de sobremesa casa perfeitamente com strudel de maçã, ou aperitivos como queijos fortes.
-
Don Guerino Sinais Riesling – 750 mlR$ 64,90